Últimas Notícias

Semana da Cultura Científica em Alcobaça

10.12.2013 |

De 18 a 22 de novembro de 2013, comemorou-se, na ESDICA, a Semana da Cultura Científica. Para além da exposição Origem e Evolução do Universo, patente na biblioteca, dez equipas de alunos divulgaram o trabalho de uma personalidade portuguesa de destaque na área da ciência e da cultura. Paralelamente, foi possível assistir a uma apresentação de um aluno sobre o modo como os jovens percecionam a ciência e a conferências que trouxeram à escola alguns dos nomes mais marcantes da atualidade científica nacional.


Bruno Gonçalves, Gonçalo Figueira e Pedro Abreu, eminentes investigadores e professores do Instituto Superior
Técnico de Lisboa, mostraram como se faz ciência ao mais alto nível, tornando acessíveis conceitos e descobertas do domínio da fusão nuclear ou da física de partículas e levando quem os ouviu “ao encontro do Infinito”. Com eles, aprendemos que, também em Portugal, vale a pena produzir conhecimento, para entender o Homem, o Mundo e o Universo.


Uma iniciativa que serviu para informar e incentivar os jovens relativamente à qualidade do trabalho de investigação desenvolvido nas nossas universidades e laboratórios, contribuindo para educar mentes e ultrapassar crises.


A equipa da BE da ESDICA